quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Área Schengen e a imigração de Londres

Opa, coleguinhas,

Nesse post vou contar uma desventura minha com a imigração da Europa, mais especificamente de Londres, e tentar trazer uma luz pra quem precisa de um visto Schengen e nem sabe ainda o que danado é isso.

Vamos começar pelo básico.

#SQN
Quem deseja viajar para a Europa tem que ficar ciente  que o processo de visto de turismo é bem diferente daquele que passamos para poder viajar para os Estados Unidos ou Canada. Neste caso, vários países do continente europeu não necessitam de visto prévio para poder entrar. Ou seja, você programa toda sua viagem certinha e, após desembarque no velho mundo, apresenta um mínimo necessário aos policiais de imigração e eles lhe emitem um visto de 3 meses (atenção a essa informação), e possivelmente este será um visto Schengen.

A entender: Se você entrar na Europa por Portugal, por exemplo, não haverá necessidade de conseguir outros vistos a cada fronteira que você atravesse entre os países que fazem parte do Acordo de Schengen.

Porém, você deve ficar ciente quais são esses países, e principalmente lembrar que Reino Unido e Irlanda, apesar de fazerem parte da União Europeia eles NÃO fazem parte do espaço Schengen, contudo, Islândia, Noruega e Suíça fazem parte (mas não são da UE).


Então, caro coleguinha, quando for programar sua viagem, deixe os países da Área Schengen todos juntos para que você não cometa o meu erro de ir voltar 200 vezes de Londres.

Ganhei um carimbo, o que danado é isso?

Aos viajantes de primeira viagem, vou fazer um infográfico para explicar o que é esse carimbo.




Até quando posso ficar em Espaço Schengen?

De acordo com a regra básica, você pode ficar 90 dias dentro da área, depois deve ficar 90 dias fora. Porém, sabemos que essa regra é complicada de se aplicar a quem viaja muito, porém, tente se preparar para justificar "se der algo errado", que você passou 1 mês dentro, depois 1 mês fora. 10 dias dentro e 10 dias fora. Contudo, essa regrinha é algo apenas que você pode justificar caso seja pego, porém, cada imigração vê a regra de forma particular e alguns países como Alemanha não curtem que você entre e saia muito dentro de 180 dias (6 meses). Eu já me ferrei por causa disso, mas isso não é assunto para agora.


O dia que Londres não queria mais ver minha cara, por excesso de vistos



Pois bem! Lembro-me como se fosse ontem a policial de fronteira do aeroporto de Gatwick olhando no Google para saber se Recife existe, se o voo existia, se eu existia e se o arco-íris era colorido, enquanto olhava pra mim com cara de "ei, boyzinho, isso tá muito estranho".

A entender: Entre setembro e outubro de 2014, eu ainda não tinha noção da implicância da imigração britânica e inventei de entrar e sair de Londres 3 vezes em menos de 1 mês. Lógico! Na última vez que tive de entrar (para poder pegar o Voo da TAP que me enviava de volta ao Recife) a policial fez o triplo de perguntas, checou a existência do voo, perguntou como eu iria para o Aeroporto Heathrow e onde iria dormir, pois... Eu estava passando por ali pela terceira vez, num espaço muito curto de tempo. Sei que depois de muita pesquisa e uma amizade unha e carne com a policial (afinal, nessa situação eu gastei todos os of courses que eu tinha), ela finalmente carimbou meu passaporte, contudo fez um símbolo estranho do capiroto com caneta em cima do visto, o qual, até hoje, eu nunca descobri o que é.

Contudo, coleguinhas, vale lembrar que a polícia de imigração NÃO é a pior coisa do muito, eles olham mais para o seu comportamento frente às perguntas. E se você tem tem domínio do idioma local, nem do inglês, leve todos os comprovantes impressos para que o fiscal possa conferir sem perguntar.

#Apenas
Não. Schengen não é chinês

E para quem leu até aqui... De acordo com a Wikipedia, "o acordo de Schengen foi assim denominado em alusão a Schengen, localidade luxemburguesa situada às margens do rio Mosela e próxima à tríplice fronteira entre Alemanha, França e Luxemburgo".

Boa sorte em sua viagem!

Torre do Big Ben e busão vermelho, nada mais londrino que isso! #FotoClassuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário